domingo, 24 de agosto de 2008

Entre críticas e alquimia


Essa ideia de críticos literários nunca me agradou muito, até porque , ninguém tem o direito de julgar arte. E na minha opinião, qualquer tipo de manifestação expressiva é sim um tipo de arte. Sendo assim, a escrita é uma das coisas mais simples e complexas ao mesmo tempo.

Tenho que admitir que tenho um certo pré-conceito com livros que minha mãe, meu professor e minha manicure me recomendam.

Não costumo citar nome de autores ou de livros em minhas recomendações, prefiro dizer: leia o que tem a capinha mais bonita, o título mais 'cool' ou até aquele que tem a quantidade de páginas que mais te agrada.

Mas infelizmente, terei que me contradizer. Costumo dividir as pessoas entre seus gostos musicas, sua atração (ou falta de) pela filosofia e se gostam de Paulo Coelho ou não.

Pode parecer meio clichê, mas se eu tivesse que recomendar um livro recomendaria : O Alquimista.

Não me pergunte por que, tenho motivos demais e seria cansativo escreve-los todos aqui. Mas se você tem ou já teve algum sonho, algum desejo, ou alguma ambição, seria legal ler um pouco do livro que pra mim, é uma metáfora da persistência e tragetória de uma pessoa que realmente sabe seguir seus sonhos.

Mas se você prefere continuar acreditando que o universo se resumo a estrelas e constelações, máquinas, homens e fábricas,ou quem sabe vida, morte, início e fim, eu sugiro que antes de ler qualquer livro de auto-ajuda ou filosofia, antes de pagar um psicólogo ou tomar qualquer anti-depressivo, você tente olhar pra dentro e descobrir a infinidade de emoções e energia que se esconde dentro de você.

Garanto que é surpreendente.

Um comentário:

Soso Paskin disse...

As pessoas estão muito acostumadas a apresnederem a olhar para o ceu e falar: u-ni-ver-so. mas só quando elas olham pra si mesmas elas veem que ele realmente existe(e que nao esta tao longe)